domingo, 21 de novembro de 2010

Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 1

Como qualquer fã dos livros, eu não poderia deixar de estar animado para assistir o filme. Depois de nove anos acompanhando a saga e devorando os livros, o esperado fim chega, e para animar ainda mais os fãs dos livros, foi dividido em duas partes o que deu espaço para a melhor adaptação dos livros da série até agora.

A começar pela adaptação, o filme surpreende pela riqueza de detalhes que eram simplesmente deixados de lado para dar ritmo a história nos outros filmes, mas já que nesse não tinha a necessidade de passar tudo em filme, houve mais liberdade na construção dos elementos da história sem deixar de perder a magia da história que tanto encanta pessoas em todo o mundo e levou milhares de pessoas aos cinemas nesse final de semana (inclusive eu).

Não foi a toa que Harry Potter e as Relíquias da Morte foi chamado pela crítica de o filme mais maduro da série, não só com os personagens de Harry, Rony e Hermione, que agora estão com 17 anos, mas também nas atuações de seus interpretes, Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson, que chegaram ao ápice de seus papéis, levando com maestria e intensidade da cena retratada nessa primeira parte. Todo o drama vivido pelos três e o modo como isso é passado é quase como um soco no estomago de tão impressionante.

A direção da saga que já havia passado por vários diretores, agora consolidada pelo diretor David Yates, que dirige a série desde o quinto filme (Harry Potter e a Ordem da Fênix), vem em sua mais completa abordagem da guerra que ocorre no fictício mundo bruxo retratada neste 7º filme. O vilão Voldemort estende seu poder sobre o mundo bruxo, dominando também o Ministério da Magia, e a marca mais forte disso mostrada no filme é o registro dos nascidos trouxas (aqueles cujos pais não são bruxos) e a crueldade como são tratados.

Depois da quase comédia romântica patética que se tornou o 6º filme, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, o que encontramos em Relíquias da Morte parte 1 é uma dose de drama bem mais acentuada. Os sacrifícios dos quais ambos, Harry, Rony e Hermione, têm de fazer para irem busca da missão deixada por Dumbledore cerca todo o filme, ressaltando nos laços entre os três amigos e nas expectativas e confianças que carregam entre si.

Quem esperava ver muita ação e duelos surpreendentes pode ter ficado um pouco decepcionado com a leveza em que o filme se arrasta sem muitas cenas de clímax de ação e mais cenas dramáticas. Mas isso não quer dizer que o filme não tem ação nenhuma, muito pelo contrário, cenas de perseguição são encontradas por todo o decorrer do filme, mostrando os vários perigos que os três amigos correm em sua jornada.

Quem quer ver Explosões, duelos, pessoas voando pelos ares e edifícios característicos do mundo mágico sendo destruídos não deve perder Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2, pois é na sequência que a guerra no mundo bruxo chega as vias de fato. Esperem, pois a saga ainda aguarda um final surpreendente e cheio de reviravoltas e segredos revelados. Por enquanto ficamos com a 1ª parte que realmente vale o preço do ingresso. Segue abaixo o trailer e algumas fotos. CONFIRAM.
















Um comentário: